O QUE SÃO GRANILITES?
São uma mistura de cimento com pedras de mármores moídas, que pode ser tingida com pigmento em pó tanto no cimento comum ou branco. A sua espessura é de 9mm e uitiliza dilatação com filetes que é juntas plásticas.
No piso granilite é aplicada uma massa homogênea, sua secagem é de 5 dias para polimento mas pode andar sobre ele com 12 horas ,também pode ser aplicado em parede e rodapé, escadas e fachadas.
PERGUNTAS FREQUENTES
QUE TIPO DE GRANILITES EXISTEM?
Polido e fulgê, que apresentam diferenças na textura da superfície. Enquanto o primeiro recebe acabamento liso e camada de resina (poliuretânica no piso ou acrílica para paredes e bancadas), osegundo mantém o relevo dos pedriscos. Como a etapa final do fulgê é uma lavagem com água para retirar o excesso da argamassa que envolve as pedras, ele é chamado também de granilite lavado.
EXISTEM RESTRIÇÕES PARA O REVESTIMENTO COM GRANILITE?
O polido é contraindicado para áreas molhadas, por ser muito escorregadio. Escada com esse revestimento exige fitas com abrasivos, ou prefira o tipo fulgê, naturalmente antiderrapante. Mas o fulgê em bancadas de cozinha gera dor de cabeça para manter a limpeza devido à irregularidade da superfície, e não pode ter contato com limão ou ácidos.. Melhor não usá-lo em locais de sujeira pesada ou que tenham contato com substâncias químicas. Ele pode ser danificado ou manchar.
COMO PREPARAR A ÁREA PARA RECEBER O GRANILITE?
No piso ou na parede, a base sem ondulações, limpa e firme é determinante à qualidade e à durabilidade do material. Também é preciso que tenha acabamento áspero (sarrafeado) para a aderência da massa. O granilite não deve ser aplicado sobre gesso, cal ou fibrocimento. Paredes devem ser bem aprumadas e o contrapiso, totalmente regularizado e com lastro de concreto adequado. Em áreas molhadas, o contrapiso deve prever o caimento para o ralo.
O QUE SÃO JUNTAS DE DILATAÇÃO?
Sobre a base bem-feita vêm as juntas lineares: não podem estar curvas ou tortas, pois isso comprometeria o revestimento. Elas precisam ficar totalmente unidas, criando espaçamento contínuo. Em paredes, o tamanho ideal para painéis é por volta de 1,50 m2. Para o piso, as juntas devem delimitar quadros de 1 m2 no máximo, como forma de minimizar a incidência de trincas e para garantir que fique mais plano. Mas atenção: a argamassa que sustenta as juntas reduz a camada de granilite nesses pontos, que se tornam mais sujeitos a fissuras, diz Roberto, que aconselha redobrar o cuidado na execução desses locais.
COMO DEVE SER UMA BOA EXECUÇÃO?
Com a base adequada e as juntas bem distribuídas, o sucesso passa a depender de mão-de-obra capacitada, que acerte na mistura uniforme dos componentes (preparo) e na execução, e tenha equipamentos para aplicação, adensamento e acabamento final. Em vez de empreiteiros, prefiro otrabalho de empresas que garantam a qualidade, diz o arquiteto Frederico. A experiência delas diz muito.
QUANTO TEMPO DEMORA A APLICAÇÃO?
A argamassa de granilite é espalhada e desempenada sobre a base. Em cima dela vêm grãos adicionais, que ficam na superfície. A massa é alisada com desempenadeira de aço. É necessário aguardar a cura da argamassa, em torno de uma semana. O cimento precisa reagir com a água para ganhar resistência, o que vale inclusive para o contrapiso. Os próximos passos diferem conforme o acabamento. No caso do fulgê, o cimento que recobre as pedras é retirado com esponja úmida, o que pede mais dias de cura. Então as pedras em relevo são limpas, e o revestimento está pronto. Caso seja solicitado, pode receber resina. Já no polido, após a primeira cura vêm o polimento grosso e a estucagem, para preencher os poros abertos. Essa calda de estucamento deve ter a cor exata da argamassa, senão podem surgir manchas. O polimento tem de ser feito com iluminação muito boa para o brilho evidenciar as imperfeições. Aguarda-se nova cura por no mínimo dois dias, quando é feito o polimento fino (com máquina manual em cantos e áreas acima de 1,60 m de altura) e finalmente a aplicação de resina. Ela, sim, exala cheiro forte. Por eliminar a etapa do polimento, a colocação do fulgê tende a ser mais breve, apesar do assentamento demorado e da necessidade de mão-de-obra bem treinada. Numa área de 40 a 60 m2, o tempo de aplicação do polido leva cerca de 20 dias e do fulgê, cerca de 12 dias, segundo a empresa.
FISSURAS SÃO NORMAIS?
Sejam minúsculas ou bem visíveis, elas fazem parte do DNA do granilite monolítico. Microfissuras são inerentes ao cimento. Um dos motivos é que a massa adere à base e com ela gera um corpo único, suscetível a movimentações da estrutura. Por isso, garante uma base boa. Desrespeito ao tempo de cura, erro na proporção dos componentes ou mistura não uniforme também podem alterar o resultado. No granilite tipo fulgê, a fissura também pode surgir na massa de cimento, só que ficará oculta sob as pedras da superfície. As fissuras no fulgê e as trincas profundas no granilite polido pedem avaliação especializada (as superficiais são amenizadas com polimento fino). Se não resolver, o jeito é refazer, pois trocar só uma área gera tonalidade diferente. Já a coloração disforme costuma provir da variação do lote do cimento ou dos pedriscos no meio da execução. É um produto artesanal, e esses detalhes fazem parte do seu charme, defende Jorge.
POSSO FICAR NO AMBIENTE DURANTE A OBRA?
Nunca. O granilite faz sujeira na aplicação, é uma massa muito molhada. No caso do polido, há ainda o agravante de a máquina ter grande porte, do pó que decorre do procedimento e do cheiro da resina.
QUAIS SÃO OS SEGREDOS DE CONSERVAÇÃO?
Use vassoura e sabão neutro, jamais produtos abrasivos, que danificam a argamassa composta de cimento. Para a limpeza pesada, o fulgê aceita o uso de lavadora de pressão, com bico regulado em leque. O pontual fura a argamassa e solta os grânulos. No caso do polido, a reaplicação da resina poliuretânica (piso) ou acrílica (exclusiva para parede e bancadas) deve seguir a recomendação do fabricante, em torno de dois ou três anos. É recomendável a manutenção a cada 15 dias. A cera preserva o revestimento da abrasão. É fácil aplicar, pode ser à base de água e passada com pano e rodo, ensina. Mas teste antes o resultado para evitar que fique muito escorregadio. Se criar camada espessa devido à aplicação recorrente, a cera deve ser retirada com produto específico da mesma marca, e à base de água.
ALERTAR É NOSSA PRINCIPAL RESPONSABILIDADE
POLLYSTAYNER - POLIMENTO DE MARMORES E SUPERFÍCIES
RUA PERSEU ABRAMO, 161 - VILA CONQUISTA
CEP: 06145-040 - OSASCO - SP
CONTATO: Sr. JOSÉ LAELSON DOS SANTOS - DIRETOR RESPONSÁVEL
FONES PARA CONTATO
FONE COMERCIAL: (0xx11) 4237-8357
CELULARES: (011) 9-9274-7021 (OPERADORA CLARO)
(011) 9-9718-4175 (OPERADORA VIVO)